Estudantes fazem mapa dos conflitos na Baía da Ilha Grande entre 1946 e 1988

Em 2015, foi publicado o Relatório Final Conflitos por Terra e Repressão no Campo (1946-1988), coordenado pela Profa. Leonilde Sérvolo de Medeiros (CPDA/UFRRJ) e uma extensa rede de pesquisadores. Uma das informações que podemos extrair do relatório é o de que a região da Costa Verde (Baía da Ilha Grande) foi a que mais teve conflitos por terra no período analisado. O capítulo sobre a região, escrito por Annagesse Feitosa e Iby Montenegro da Silva, detalha os diversos conflitos, revelando um território em disputas que se estendem até os dias atuais.

A parte do relatório referente à Costa Verde agora pode ser visualizado em forma de um mapa, produzido por Alexandre Andrade, Cainã dos Reis, Misael Braz e João Victor Assumpção, na disciplina Geografia Agrária (2020/2). Clicando em cada número é possível ler uma pequena ficha descritiva do conflito, com as informações extraídas do relatório do CPDA/UFRRJ.

O mapa está aqui.

O relatório completo pode ser lido aqui.

O mapa sai em boa hora, quando teremos nesta semana um debate sobre a Estrutura e a Regularização Fundiária de Angra dos Reis, com a Profa. Leonilde S. de Medeiros, o arquiteto Ranieri Barbosa Elisiario e o prof. Rafael Mendonça (PUC-Rio), na quinta-feira, 18h, no canal do youtube IEAR Eventos.

Comentar via Facebook

Deixe uma resposta

GEBIG 2018 | Todos os direitos reservados. | por Roberta Rezende
%d blogueiros gostam disto: