Entre 10 e 14 de setembro de 2018 ocorreu o III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território, realizado no campus da Praia Vermelha, na UFF (Niterói). O GEBIG contribuiu com a construção do congresso desde sua concepção, através da participação na coordenação geral e da comissão organizadora e da realização dos trabalhos de campo em Angra dos Reis e Mangaratiba.
No dia 14 de setembro, o III CONGEO se deslocou para Angra dos Reis com dois trabalhos de campo. Os ônibus saíram de Niterói de manhã e seguiram para Angra, um deles teve sua programação no Parque Estadual Cunhambebe, em Mangaratiba, para a atividade sobre unidades de conservação, comunidades tradicionais e gestão do território. Esse campo se completaria na parte da tarde com uma roda de conversa no campus da UFF no Retiro. O outro ônibus seguiu para a Angra dos Reis, para o trabalho de campo sobre as praias privatizadas e abertas ao público. O encerramento do dia – e do congresso – se realizou então no campus do Retiro, em Angra dos Reis, com a roda de conversa e a confraternização final.
Participação do Prof. Licio Monteiro na roda de conversa sobre o panorama das geografias políticas e geopolíticas da América Latina.
Participação do prof. Michael Chetry na coordenação do Eixo 5, sobre escalas de gestão das políticas públicas territoriais.
Participação do prof. José Renato Porto na coordenação do Eixo 2, sobre geopolíticas do meio ambiente.
Encerramento do III CONGEO, os coordenadores gerais, Juliana Nunes (UFF/Niterói) e Licio Monteiro (UFF/Angra)
Auditório do Instituto de Computação, onde foram realizadas as mesas redondas e conferências, sempre bastante concorridas.
Profa. Nathalia Lacerda conduzindo o trabalho de campo nas praias de Angra dos Reis
Prof. José Renato Porto e Paulo Simplício (INEA) na condução do trabalho de campo no Parque Estadual Cunhambebe.
Roda de conversa de encerramento do III CONGEO, no campus do Retiro (UFF-Angra) com a participação dos convidados Vágner do Nascimento (FCT/OTSS), Bruno Gueiros (APA Cairuçu/ICMBio) e Sylvia Chada (ESEC Tamoios/ICMBio).