Artigo: Relações de poder e organização social no território: o que incide no curso de uma iniciativa de desenvolvimento territorial?

Porto, José Renato Sant’anna. Relações de poder e organização social no território: o que incide no curso de uma iniciativa de desenvolvimento territorial? CADERNOS do DESENVOLVIMENTO, Rio de Janeiro, v. 8, n. 12, pp.127-144, jan.-jun. 2013

Apesar dos avanços acerca da chamada abordagem territorial do desenvolvimento, é possível perceber que tal enfoque ainda esbarra no desafio de lidar com a dimensão política intrínseca aos territórios. Atualmente, no curso das ações de desenvolvimento territorial, em especial das políticas públicas de abordagem territorial, pouca atenção é destinada a compreender as questões atinentes às relações de poder. Nesse sentido, este artigo constitui-se como um esforço propositivo que pretende elucidar elementos para perspectivas analíticas que considerem a dimensão política das iniciativas de desenvolvimento territorial. A proposta é que sejam levados em consideração não só as estratégias e as instituições, mas também o processo de interação relacional destas com o tecido social estabelecido entre os atores no território, considerando o impacto que a própria política territorial e seus instrumentos de gestão podem acarretar. Assim, a intenção central deste texto é estabelecer diálogos e conexões que apresentem potencial significativo para complementar as iniciativas já em curso de análise e implementação do desenvolvimento territorial.

Leia mais em http://www.cadernosdodesenvolvimento.org.br/ojs-2.4.8/index.php/cdes/article/view/162

Categorias: Sem categoria

Comentar via Facebook

Deixe uma resposta

GEBIG 2018 | Todos os direitos reservados. | por Roberta Rezende
%d blogueiros gostam disto: