Diálogos: Índice de exposição ao Coronavírus em Angra dos Reis, por Michael Chetry, Monika Richter e Anderson Sato

 

Este trabalho busca, por meio da elaboração de um índice sintético, mensurar o nível potencial de exposição ao novo coronavírus (SARS-CoV-2/COVID-19) pela população de Angra dos Reis nas diferentes localidades do município. O intuito desse trabalho é produzir informações para servir de subsídio aos gestores públicos na elaboração de políticas de combate à COVID-19 e, mais especificamente, identificar os locais onde a transmissão do vírus é potencialmente mais rápida e a população mais afetada. Desta forma, facilita-se o direcionamento de ações de prevenção e enfrentamento da pandemia, como o reforço de medidas de fiscalização e educativas sobre a importância do distanciamento social, utilização de máscaras de proteção individual, necessidade do isolamento domiciliar em casos suspeitos e confirmados, entre outros.

O índice foi criado a partir de três dimensões (condições urbanísticas, condições domiciliares e condições econômicas) que jogam um papel preponderante na propagação do coronavírus, cada uma dela sendo constituída de indicadores elaborados a partir dos dados do Censo demográfico 2010 do IBGE. Tanto a análise integrada como segmentada das diferentes dimensões podem ser úteis às ações do poder público, por isso todo o material produzido está disponível livremente. para download. Estes dados também poderão ser combinados com levantamentos já em curso pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis e Monitoramento Costa Verde COVID-19/IEAR/UFF, como o número absoluto e incidência de casos suspeitos e confirmados em cada localidade, devendo para isso superar alguns desafios metodológicos, como a compatibilização de diferentes recortes espaciais dos dados.

Os resultados indicam que quase a metade da população de Angra dos Reis vivem em setores de alto e muito alto potencial de exposição ao coronavírus, e que esses setores são principalmente localizados nos bairros populares e nos morros da cidade, indicando uma estreita relação com o processo de segregação socioespacial.

Leia mais em Índice de exposição ao coronavírus [Chetry Richter Sato jul 2020] GEBIG

 

Comentar via Facebook

Deixe uma resposta

GEBIG 2018 | Todos os direitos reservados. | por Roberta Rezende
%d blogueiros gostam disto: